11.4.12

Amores Possíveis (2001)


Origem: Brasil
Diretora: Sandra Werneck
Roteiro:  Paulo Halm, Maya Werneck Da-Rin
Com: Murilo Benício, Carolina Ferraz, Irene Ravache, Beth Goulart


Original, romântico, divertido e bem feito!



O filme de Sandra Werneck conta uma história com um início, três meios e um fim.

Tudo começa em uma noite chuvosa, em que o jovem Carlos (Murilo Benício) é deixado plantado na porta do cinema, à espera de sua amada Júlia (Carolina Ferraz).
Num piscar de olhos, quinze anos se passam e vemos um Carlos mais maduro acordando em três vidas diferentes:
Na primeira, ele é um homem “bem” casado, pai de uma menina, profissional responsável que leva uma vida confortável, mas que é, ao mesmo tempo, um homem incompleto, com um vazio sem muita explicação;
Numa segunda vida, ele acorda homossexual, tendo deixado sua mulher Júlia, com quem teve um filho, para se entregar à paixão avassaladora por seu melhor amigo e companheiro de futebol;
Na terceira vida, Carlos acorda ainda solteiro, morando com uma mãe super protetora (Irene Ravache) e levando uma vida totalmente irresponsável e imatura. Um verdadeiro “garanhão” que sonha em encontrar o amor da sua vida e, assim, se acalmar e constituir família.
Murilo Benício está fantástico nos três Carlos apresentados, sendo capaz de nos fazer refletir sobre até que ponto as decisões tomadas em certos momentos da vida podem influenciar na nossa maneira de ser, de agir e de encarar a vida.
Esteticamente falando, o filme é bonito, bem filmado, com planos cuidadosamente pensados. A música, por sua vez, assinada por João Nabuco, é linda, daquelas de nos causar arrepios de saudades de nosso Brasil! Na abertura, ouvimos “de cara” a voz de Chico Buarque e de Zizi Possi, cantando “Dueto”, de autoria do próprio Chico.
Assim, em meio a lindos planos e magnífica música, as três possíveis vidas de Carlos e Júlia nos vão sendo contadas ao mesmo tempo, intercaladas, confrontadas, colocadas lado a lado, nos mostrando alguns dos caminhos que a vida daquele jovem do começo do filme poderia ter seguido. Qual delas é a verdadeira? Assista para descobrir!

Lilia Lustosa