29.3.12

Cabeça a Prêmio (2009)


Título original: Cabeça a Prêmio
Origem: Brasil
Diretor: Marco Ricca
Roteiro: Marco Ricca e Felipe Braga
Com: Alice Braga, Du Moscovis, Fúlvio Stefanini, Cassio Gabus Mendes, Otávio Muller

Profundo, inteligente, extremamente bem feito, com imagens lindas, o primeiro filme de Marco Ricca como diretor é um arraso!


Baseada no livro homônimo de Marçal Aquino, a história se passa no Mato Grosso do Sul, na região do Pantanal, e gira em torno das tramoias boladas por uma família poderosa, dona de fazendas que, além de criar gado, também leva e trás “otras cositas más” da Bolívia para o Brasil.
O problema se dá quando Elaine (Alice Braga), filha única do todo poderoso fazendeiro Miro (Fúlvio Stefanini), se apaixona pelo piloto do avião Daniel (Daniel Hendler), encarregado de ir e vir com a mercadoria.
O filme de Marco Ricca é composto de belas imagens, nos mostrando um Brasil misturado, multirracial, lindo em suas paisagens e em seu povo, mas tão feio na selvageria que ainda reina por aquelas bandas. A lei que funciona por lá é ainda a da pistola, em que quem ousa enfrentar o poder leva tiro! Sem conversa.
Ricca nos presenteia assim com um filme maduro, introspectivo, cheio de planos lindos, poéticos, repletos de janelas, portas, grades e significados. Os atores fazem um trabalho maravilhoso, com uma atuação impecável. Du Moscovis é enigmático, Cassio Gabus Mendes, engraçado, malandro, Fúlvio Stefanini e Otávio Muller excelentes nos papéis dos irmãos detentores de dinheiro e poder. E Alice Braga, linda, mostrando que sabe fazer filme fora e dentro do Brasil.
Enfim, um filme que nos faz refletir sobre diversas situações de nossas vidas particulares, mas sobretudo sobre as tantas realidades que coexistem em nosso querido País.
Super recomendado!

Lilia Lustosa